quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Cruzadinha no Hot Potatoes

Cruzadinha no Hot Potates

Conexão do amor

Conexão do amor

Este vídeo foi criado na oficina de movie maker. Conta a história de Mausito e Mausinéia que um dia acabam se encontrando e apaixonam-se. IMPERDÍVEL

Jogos Educativos

Jogos Educativos


Se analisarmos a história da educação, perceberemos que muitas mudanças ocorreram. Estas mudanças se fazem necessárias, porque a sociedade está em constante mutação e como a educação tem a função de transformar os indivíduos, não pode ficar alheia a tudo o que acontece com as pessoas.
A escola evoluiu muito, os meios de ensinar também, mas o modo de avaliar continua cometendo equívocos do passado. Há uma nova tendência entre os educadores adeptos a mudanças em utilizar novas estratégias para avaliar o processo de ensino aprendizagem, necessariamente associadas a novas formas de fazer educação, que são os jogos educativos usando o computador.
Este tipo de proposta proporciona uma forma mais lúdica de ensinar-aprender-avaliar. Os jogos podem ser empregados em uma variedade de propósitos dentro do contexto de aprendizado. Dependendo do jogo, várias habilidades podem ser exploradas. Veja alguns exemplos:
a) Jogo educativo ecológico- "Jogo dos Conteiners": este mostra vários tipos de lixo (metal- papel- plático, etc) espalhados na tela e o participante precisa separá-los conforme sua categoria, além de relacionar opções de produtos que podem surgir de cada tipo de material.
Estas ações estimulam uma reflexão sobre o consumo em excesso e o lixo proveniente dele, o que traz sérias consequências para o meio ambiente. Habilidades exploradas neste jogo: observação, atenção, comparação, etc.
b)“Tirando o carro-”, é um jogo em que o objetivo é tirar o carro amarelo da garagem manobrando os demais somente para frente e para trás e no menor número de vezes possível. Desta forma, os alunos poderão desenvolver as seguintes habilidades: atenção, lógica, noção espacial, raciocínio, persistência, coordenação motora, entre outras. É uma ótima opção para uma turminha de 3º ano.
c) Eco jogo - Encontramos vários tipos de jogos, para várias fases da criança, tais como jogo da memória com animais da floresta, jogo para associar nomes dos animais a nomes de crianças que seriam seus protetores, atividade para ligar os pontos de acordo com a ordem dos numerais, ao final forma uma linda baleia. Decifrar um enigma através das figuras geométricas. Dentre outros tão atrativos e que podem ser explorados para tantos conteúdos e de tantas maneiras.

Estratégia pedagógica utilizando um jogo educativo
*Público alvo: alunos do 1º ano- ensino fundamental
* Desenvolvimento das atividades:
a) Explicação dos alunos sobre a importância do trabalho que faremos e da informática nos dias atuais.
b) Os alunos irão até o laboratório de informática e começarão a trabalhar com o eco jogo, que nada mais é do que um conjunto de atividades educativas.
c) Cada aluno escolherá o tipo de jogo que preferir: memória, ligar os pontos, labirinto, sete erros, cruzadinhas, dentre outros.

d)De volta à sala de aula, depois da diversão é hora de trocar experiências sobre o que foi trabalhado.
e)A exploração das atividades começa com uma conversa informal sobre os jogos, após a professora faz a relação das atividades do laboratório com a escrita e a leitura através de atividades.
Através dessa atividade será proporcionada aos alunos a ampliação do seu vocabulário, desenvolvam seu pensamento lógico, identifiquem muitos conceitos como tamanho, quantidade, ordem, memorização e outros, além de muita diversão.
O jogo é uma ferramenta de grande relevância nas atividades pedagógicas. Pesquisando na internet é possível encontrar uma variedade de jogos educativos, que se transformam em excelentes estratégias pedagógicas, envolvendo diversas disciplinas e desenvolvendo muitas habilidades.

Jogos Computadorizados
O ensino utilizando meios lúdicos cria ambientes atraentes que servem como estímulo para o desenvolvimento integral da criança. Um recurso para que tenhamos um ambiente de aprendizagem é o jogo educativo computadorizado, porque é possível que tenhamos ambientes de ensino e aprendizagem individualizados.
Quando utilizamos um jogo computadorizado como uma ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem deve observar o conteúdo, como ele é apresentado, os objetivos que o mesmo propiciará. Devemos analisar a qualidade do software, seus aspectos pedagógicos, sua situação pré e pós-jogo.

O jogo no processo de ensino e aprendizagem

“É através do jogo que a criança aprende a agir, sua curiosidade é estimulada, adquire iniciativa e autoconfiança, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração” é o que diz Vigotsky.
*Alguns elementos que caracterizam os diferentes tipos de jogos:
-envolvimento emocional
-espontaneidade e criatividade
-possibilidade de repetição
-limitação do espaço
-existência de regras
-estimulação da imaginação, auto-afirmação e autonomia

Classificação dos jogos

Os jogos podem ser classificados de diferentes formas. Piaget classificou os jogos em categorias que correspondem às fases do desenvolvimento infantil.
-fase sensório-motora
-fase pré-operatória
-fase operações concretas

O jogo como um recurso pedagógico

Os jogos educativos no ambiente escolar trazem muitas vantagens para o processo de ensino e aprendizagem.
A participação em jogos contribui para a formação de atitudes sociais: respeito mútuo, cooperação, obediência às regras, senso de responsabilidade, senso de justiça, iniciativa pessoal e grupal.

Os jogos educativos computadorizados são criados com a finalidade de entreter e possibilitar a aquisição de conhecimento, além de explorar o processo ensino-aprendizagem, eles também são uma ótima ferramenta de apoio para o professor.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Como trabalhar com o RIVED

Explorando os objetos do RIVED

Analisamos o objeto “Um dia de trabalho na fazenda”, que é recomendado para alunos de 1º ano do Ensino Fundamental. Este jogo visa construir o significado do número natural de maneira contextualizada. Os alunos podem perceber a importância da contagem, pois os problemas apresentados os instigam a pensarem em estratégias para a sua resolução, além da possibilidade de trabalhar a zona rural, os animais, a ecologia, a alimentação, entre outras. Desta forma, o jogo acaba se tornando uma ferramenta interdisciplinar.
Através deste jogo, estimularemos algumas habilidades, como ordenar, seriar, conservar, relacionar, classificar, comparar, etc.

Utilização do jogo em sala de aula

Primeiramente, questionamos os alunos a respeito dos conhecimentos que possuem sobre a vida no campo. Percebemos que alguns alunos conhecem bem a cena rural, no entanto, a maioria não tem contato, pois sempre moraram na zona urbana da cidade. Por isso, propomos uma visita a uma fazenda do avô de um dos alunos, que aceitou nossa idéia e prontamente se colocou a disposição para ser o nosso guia.
Lá, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer vários animais, podendo interagir com eles. Também viram de perto como funciona a rotina de uma fazenda.
Depois desta rica experiência, promovemos um momento de reflexão sobre alguns aspectos que queríamos destacar como a importância de saber contar e que poderia acontecer se não tivéssemos desenvolvida esta habilidade.
No laboratório, foi feita uma breve explanação sobre o jogo. Cada aluno abriu o jogo e a partir das orientações, começaram a brincar. A professora regente da turma e a professora do laboratório auxiliaram os alunos com mais dificuldades. Aqueles que tinham mais facilidade acabaram ajudando outros colegas.
Ao retornar para a sala de aula, utilizamos a atividade realizada no laboratório para trabalhar outros assuntos, como o meio ambiente, diferenças entre zona rural e zona urbana, etc.

Divulgação do RIVED
Acreditamos ser de extrema importância à divulgação destes objetos de aprendizagem (OA) para os demais professores. Para tanto, propomos a direção da escola uma socialização do trabalho desenvolvido pela turma em uma reunião pedagógica. Assim, vários colegas poderiam utilizar esta ferramenta.

Mapa Conceitual

Livro uso da internet

Pesquisa de opinião sobre uso da internet