quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Como trabalhar com o RIVED

Explorando os objetos do RIVED

Analisamos o objeto “Um dia de trabalho na fazenda”, que é recomendado para alunos de 1º ano do Ensino Fundamental. Este jogo visa construir o significado do número natural de maneira contextualizada. Os alunos podem perceber a importância da contagem, pois os problemas apresentados os instigam a pensarem em estratégias para a sua resolução, além da possibilidade de trabalhar a zona rural, os animais, a ecologia, a alimentação, entre outras. Desta forma, o jogo acaba se tornando uma ferramenta interdisciplinar.
Através deste jogo, estimularemos algumas habilidades, como ordenar, seriar, conservar, relacionar, classificar, comparar, etc.

Utilização do jogo em sala de aula

Primeiramente, questionamos os alunos a respeito dos conhecimentos que possuem sobre a vida no campo. Percebemos que alguns alunos conhecem bem a cena rural, no entanto, a maioria não tem contato, pois sempre moraram na zona urbana da cidade. Por isso, propomos uma visita a uma fazenda do avô de um dos alunos, que aceitou nossa idéia e prontamente se colocou a disposição para ser o nosso guia.
Lá, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer vários animais, podendo interagir com eles. Também viram de perto como funciona a rotina de uma fazenda.
Depois desta rica experiência, promovemos um momento de reflexão sobre alguns aspectos que queríamos destacar como a importância de saber contar e que poderia acontecer se não tivéssemos desenvolvida esta habilidade.
No laboratório, foi feita uma breve explanação sobre o jogo. Cada aluno abriu o jogo e a partir das orientações, começaram a brincar. A professora regente da turma e a professora do laboratório auxiliaram os alunos com mais dificuldades. Aqueles que tinham mais facilidade acabaram ajudando outros colegas.
Ao retornar para a sala de aula, utilizamos a atividade realizada no laboratório para trabalhar outros assuntos, como o meio ambiente, diferenças entre zona rural e zona urbana, etc.

Divulgação do RIVED
Acreditamos ser de extrema importância à divulgação destes objetos de aprendizagem (OA) para os demais professores. Para tanto, propomos a direção da escola uma socialização do trabalho desenvolvido pela turma em uma reunião pedagógica. Assim, vários colegas poderiam utilizar esta ferramenta.

Nenhum comentário: