quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Jogos Educativos

Jogos Educativos


Se analisarmos a história da educação, perceberemos que muitas mudanças ocorreram. Estas mudanças se fazem necessárias, porque a sociedade está em constante mutação e como a educação tem a função de transformar os indivíduos, não pode ficar alheia a tudo o que acontece com as pessoas.
A escola evoluiu muito, os meios de ensinar também, mas o modo de avaliar continua cometendo equívocos do passado. Há uma nova tendência entre os educadores adeptos a mudanças em utilizar novas estratégias para avaliar o processo de ensino aprendizagem, necessariamente associadas a novas formas de fazer educação, que são os jogos educativos usando o computador.
Este tipo de proposta proporciona uma forma mais lúdica de ensinar-aprender-avaliar. Os jogos podem ser empregados em uma variedade de propósitos dentro do contexto de aprendizado. Dependendo do jogo, várias habilidades podem ser exploradas. Veja alguns exemplos:
a) Jogo educativo ecológico- "Jogo dos Conteiners": este mostra vários tipos de lixo (metal- papel- plático, etc) espalhados na tela e o participante precisa separá-los conforme sua categoria, além de relacionar opções de produtos que podem surgir de cada tipo de material.
Estas ações estimulam uma reflexão sobre o consumo em excesso e o lixo proveniente dele, o que traz sérias consequências para o meio ambiente. Habilidades exploradas neste jogo: observação, atenção, comparação, etc.
b)“Tirando o carro-”, é um jogo em que o objetivo é tirar o carro amarelo da garagem manobrando os demais somente para frente e para trás e no menor número de vezes possível. Desta forma, os alunos poderão desenvolver as seguintes habilidades: atenção, lógica, noção espacial, raciocínio, persistência, coordenação motora, entre outras. É uma ótima opção para uma turminha de 3º ano.
c) Eco jogo - Encontramos vários tipos de jogos, para várias fases da criança, tais como jogo da memória com animais da floresta, jogo para associar nomes dos animais a nomes de crianças que seriam seus protetores, atividade para ligar os pontos de acordo com a ordem dos numerais, ao final forma uma linda baleia. Decifrar um enigma através das figuras geométricas. Dentre outros tão atrativos e que podem ser explorados para tantos conteúdos e de tantas maneiras.

Estratégia pedagógica utilizando um jogo educativo
*Público alvo: alunos do 1º ano- ensino fundamental
* Desenvolvimento das atividades:
a) Explicação dos alunos sobre a importância do trabalho que faremos e da informática nos dias atuais.
b) Os alunos irão até o laboratório de informática e começarão a trabalhar com o eco jogo, que nada mais é do que um conjunto de atividades educativas.
c) Cada aluno escolherá o tipo de jogo que preferir: memória, ligar os pontos, labirinto, sete erros, cruzadinhas, dentre outros.

d)De volta à sala de aula, depois da diversão é hora de trocar experiências sobre o que foi trabalhado.
e)A exploração das atividades começa com uma conversa informal sobre os jogos, após a professora faz a relação das atividades do laboratório com a escrita e a leitura através de atividades.
Através dessa atividade será proporcionada aos alunos a ampliação do seu vocabulário, desenvolvam seu pensamento lógico, identifiquem muitos conceitos como tamanho, quantidade, ordem, memorização e outros, além de muita diversão.
O jogo é uma ferramenta de grande relevância nas atividades pedagógicas. Pesquisando na internet é possível encontrar uma variedade de jogos educativos, que se transformam em excelentes estratégias pedagógicas, envolvendo diversas disciplinas e desenvolvendo muitas habilidades.

Jogos Computadorizados
O ensino utilizando meios lúdicos cria ambientes atraentes que servem como estímulo para o desenvolvimento integral da criança. Um recurso para que tenhamos um ambiente de aprendizagem é o jogo educativo computadorizado, porque é possível que tenhamos ambientes de ensino e aprendizagem individualizados.
Quando utilizamos um jogo computadorizado como uma ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem deve observar o conteúdo, como ele é apresentado, os objetivos que o mesmo propiciará. Devemos analisar a qualidade do software, seus aspectos pedagógicos, sua situação pré e pós-jogo.

O jogo no processo de ensino e aprendizagem

“É através do jogo que a criança aprende a agir, sua curiosidade é estimulada, adquire iniciativa e autoconfiança, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração” é o que diz Vigotsky.
*Alguns elementos que caracterizam os diferentes tipos de jogos:
-envolvimento emocional
-espontaneidade e criatividade
-possibilidade de repetição
-limitação do espaço
-existência de regras
-estimulação da imaginação, auto-afirmação e autonomia

Classificação dos jogos

Os jogos podem ser classificados de diferentes formas. Piaget classificou os jogos em categorias que correspondem às fases do desenvolvimento infantil.
-fase sensório-motora
-fase pré-operatória
-fase operações concretas

O jogo como um recurso pedagógico

Os jogos educativos no ambiente escolar trazem muitas vantagens para o processo de ensino e aprendizagem.
A participação em jogos contribui para a formação de atitudes sociais: respeito mútuo, cooperação, obediência às regras, senso de responsabilidade, senso de justiça, iniciativa pessoal e grupal.

Os jogos educativos computadorizados são criados com a finalidade de entreter e possibilitar a aquisição de conhecimento, além de explorar o processo ensino-aprendizagem, eles também são uma ótima ferramenta de apoio para o professor.

Nenhum comentário: